Translate

quarta-feira, 8 de abril de 2015

ESCÓCIA NA PRIMAVERA - 2015

Conhecer a Escócia estava entre os 10 primeiros lugares de minha lista  "Lugares a Conhecer"Minha expectativa não apenas foi atendida como superada. A Escócia além de paisagens deslumbrantes tem um povo receptivo, prestativo e alegre.  
Difícil mesmo foi escolher o roteiro a desfrutar num curto espaço de tempo. Eu e meu namorido decidimos pelo traçado abaixo:




Faltou conhecer a costa leste da Escócia e, depois de conhecer a ilha de Skye fiquei com muita vontade de visitar as outras ilhas que formam as "Hebridas".

Sempre achei que "Highlands" seria uma região montanhosa. Existem montanhas mas Highlands é todo o norte da Escócia, incluindo a região mais plana.


Tinha receio de não entender o inglês dos escoceses de tanta fofoca que já havia lido. Balela, eles falam de forma pausada e clara para entendimento.


Uma curiosidade é prova da preocupação com o meio ambiente: - comércio nenhum (supermercado, lojinhas, loja de conveniência ou souvenir) fornece sacolas ou pacotes de embalagem. Se quiser, paga-se 0,05 libras por cada sacola. Os postos de combustível são self service. Abastece e depois vai dentro da lojinha pagar.


Uma dica sobre o blog. Para ver as fotos em tamanho maior, é só clicar nelas

08/4 - EDIMBURGO

Voo saiu do Rio, pontualmente às 16:10h. Chegamos em Paris as 2:50 hora de Brasília, 7:50h hora local.

Voar com air france é excelente no atendimento dos funcionários e nas refeições servidas. Além do jantar e café da manhã, fica disponível todo o tempo, na área de serviço: yogurte, sorvete, sanduíches, biscoitos, água, sucos e refrigerantes. No jantar tem opções de vinhos, cerveja e champanhe.
O único problema é que as poltronas são muito estreitas, como as de voo nacional. Extremamente desconfortável. Eles tentam compensar com uma gama enorme de entretenimento com filmes, jogos, música e outros.

Aguardamos nossa conexão para Londres que teve um pequeno atraso mas o voo não durou sequer 1h.

Por 20 libras comprei 2 GB de internet + torpedos ilimitados + 500 minutos, válido em todo Reino Unido

Eu havia levado meu antigo aparelho para isso. Usei tranquilamente por cinco dias até que a internet sumiu e ficou aparecendo uma mensagem solicitando minha senha do Iphone. Desconfiei e cliquei cancelar. A mensagem voltou e ficou assim o resto da viagem. Utilizei o telefone apenas para me comunicar por torpedos e clicar algumas fotos, tendo que ficar todo o tempo cancelando a mensagem. Havia usado chip local em outra viagem a Londres, sem problemas. A única diferença é que dessa vez recebi por torpedo uma mensagem pedindo para responder um questionário da Vodafone. Depois que respondi, deu esse problema. Aprendi a lição... é assim que infectam com vírus nosso celular e ainda roubam o uso da internet.

Outro pequeno atraso para Edimburgo e chegamos ao Hostel as 17h.
Hostel super bem localizado, de frente para o castelo.
http://castlerockedinburgh.com/


Os atendentes são muito simpáticos e prestativos. O ambiente é excelente.
No térreo há cozinha a disposição dos hóspedes, sala de TV, salão de jogos, sala de computadores.

Há quartos privativos e coletivos. Infelizmente os banheiros são todos coletivos mas, são muitos e impecavelmente limpos, todo o tempo.


Apesar do quarto ser bem pequeno, a cama é muito confortável e tem uma pia dentro do quarto.



Fomos procurar um lugar para comer, bem pertinho do Hostel, encontramos o Castle of Arms pub e restaurante - http://www.thecastlearmsbistro.co.uk/ 
Excelente atendimento, comida boa a preço justo, variedade e qualidade de cerveja. 

Simpático garçom que nos atendeu



9/4 - EDIMBURGO

Haviámos decidido não pagar ingresso para visitar o Castelo de Edimburgo e nesse dia saímos para bater pernas nas redondezas.

Fomos até a entrada do Castelo





Dali seguimos em linha reta, rua abaixo pela Royal Mile. Muitas lojinhas de souvenirs, bares, restaurantes e artistas de rua.




Sentamos numa pizzaria italiana e degustamos pizza com cerveja italiana, observando o vai e vem de turistas.


10/4 - EDIMBURGO

Acordamos dispostos a experimentar o sightseeing. É um ônibus de dois andares, sendo o segundo aberto, que percorre os pontos turísticos.




 
A bordo tem fone de ouvido individual por assento, com várias opções de idiomas, que faz o papel de guia de turismo de forma eficiente.

A empresa que faz esse serviço é a Edinburgh bus tours - http://edinburghtour.com/tours/city-sightseeing-tour. Vale muito a pena!!!






Demos uma volta completa para saber quais atrações existem e enfim descemos no National Museum of Edinburgh.






Já passava da hora do almoço e fizemos o nosso dentro do Museu. Comida deliciosa, atendimento excelente e ambiente super agradável, com os mesmos preços dos restaurantes de rua.




Nesse museu, através de um folheto, descobrimos que o Museu da Guerra fica dentro do Castelo de Edimburgo. Marcelo é apaixonado por histórias de guerra... nossa próxima parada foi no Castelo!


Tem até cemitério dos cães


Realmente valeu a pena pagar 16,50 libras de ingresso/pessoa. O Castelo é imenso!!!




Uma pequena área é dedicada ao museu da guerra



Há ainda as prisões:



E há outras atrações como visitar as jóias da coroa e instalações onde viveram Reis e Rainhas




11/4 - DUFFTOWN

Logo cedo fomos a AVIS retirar o carro que alugamos, desde o Brasil (AVIS - 24 East London Street - Tel. 0844 544 6059)

O atendimento foi espetacular. A atendente falava um inglês super inteligível além de ser prestativa.
Pegamos um peauget 308 (eleito o carro do ano em 2014), segundo um atendente. 
Depois de uma subidinha no meio fio ainda em frente a loja, rapidamente peguei o jeito e passei a ter problemas com o excesso de velocidade. Hehehe
Além do GPS que levamos do Brasil (alugamos o mapa do Reino Unido por 30 dias a US$ 10,50), tinha o GPS no painel do carro.
As velocidades máximas no Reino Unido são basicamente: 40/50km dentro das cidades, 60/80km em estrada de mão dupla e a máxima de 110km em estrada de duas pistas.




Nosso roteiro era ir para Dufftown passando pelo Castelo de Blair para clicar umas fotos.
O GPS nos levou direitinho aos belos jardins do castelo mas, para visitar paga-se 10 libras por adulto. A cabine de cobrança fica na entrada e sequer deu para clicar uma foto do imenso castelo (havia conhecido por fotos quanto pesquisei). - Blair Castle guarda mais de 700 anos de história como residência de cerca de 19 gerações de clãs importantes para a Escócia. Da construção medieval, pouco restou, já que o Castelo de Blair passou por grandes reformas, sendo influenciado primeiramente pela arquitetura georgiana e, depois, ganhando traços vitorianos.

Estávamos a 144km de nosso destino - Dufftown com horário de visita agendado numa destilaria. Definitivamente não valeria a pena pagar 10 libras para ficar no máximo 1h visitando.

Contando com a parada na cafeteria e a tentativa de visitar Blair, levamos 4h até Dufftown pois o acesso a Dufftown se dá por estradas pequenas e que passam por dentro de outras cidades e áreas rurais, diminuindo bastante a velocidade. Mas a beleza da paisagem  é deslumbrante.







Nossa hospedagem foi em Highland Spirit Bed and Breakfast - http://www.highlandspiritbandb.co.uk/







Excelente hospedagem.
Fomos recebidos com um chá, brownies e biscoitos.







Cama super hiper confortável (a melhor cama de toda a viagem), chuveiro fortíssimo e quente. A visto do quarto foi um presente a mais, assim como o delicioso café da manhã.


Deixamos as malas no quarto e fomos para Glenfiddich Distillery.
http://www.glenfiddich.com/distillery/


A visita consiste na apresentação de um vídeo de uns 10 minutos contando a história da destilaria e depois visita da produção até o armazenamento.



 


Por fim há degustação de 4 whyskis de 12, 14, 15 e 18 anos. Tudo leva aproximadamente 1h





















Estávamos sem almoço, só com lanches. Por sugestão de nossa anfitriã Karem, comemos um delicioso Fish & Chips (o melhor de toda viagem) no restaurante e pub "Stuart Arms".
http://www.thestuartarms.co.uk/


A cidade é de vida diurna. Karen nos alertou que só se acha comida nos restaurantes até as 21h. Bebidas, nos fins de semana, até no máximo 1h.
Dormem cedo e acordam cedo. Ela marcou nosso breakfast para as 8:30h.
E que delicioso e típico café da manhã britânico.

Essa pousada é pequena. Conhecemos os outros hóspedes no confraternizado e aconchegante breakfast.



12/4 - De DUFFTOWN a INVERNESS

Na despedida, Karen e Alistair nos ajudaram com as malas e quando eu disse que nossa viagem pela Escócia era uma "caçada aos castelos" ele sugeriu visitarmos o Balvanie Castle, que fica na mesma rua da destilaria que visitamos.

Passamos rapidamente e clicamos algumas fotos apenas por fora pois pagar para entrar em todos os castelos, definitivamente, nos levaria a falência. 

Valeu a visita. Bem ao lado no pasto haviam alguns exemplares do famoso "gado highlander"


Saindo dali percorremos estradas lindas, a beira da estrada havia um castelo particular, daqueles de conto de fadas. Só pudemos fotografar de longe


Seguimos para Elgin. Imaginava uma cidade pequenina e tomei um susto em ver o quão grande é. Paramos num imenso supermercado para ir ao banheiro e comprar água e besteirinhas.
Nosso GPS não localizou uma ruína de abadia que Marcelo queria visitar. Desistimos e fomos em direção a Inverness.
Na estrada vimos uma placa indicando o Brodie Castle e Garden a direita.
http://www.scotlandsgardens.org/gardens/garden/f4e4ab86-8bab-487a-bbf7-99fc00b2c312

Não estava em nossa programação mas decidimos visitar e valeu muito a pena. Um imenso castelo que começou a ser construído em 1575. A visita era gratuita e o guia um fone de ouvido em inglês.


Não fizemos a visita dentro do castelo pois o tempo era curto e umas nuvens escuras na direção que iríamos anunciavam temporal. Apreciamos a construção e os magníficos jardins, enquanto tomávamos um delicioso chá.





Ao sair, entramos em outra rua e passamos por uma área rural linda.


Fomos parar em Nairn, uma cidade de praia. Fiquei entusiasmada por visitar uma praia ao norte da Escócia.


Quando estacionamos, vimos uma nuvem negra se aproximando.


Caminhamos rápido até a praia mas, antes de chegar, começou a chover uns pingos fortes. De repente, caía chuva, granizo e neve. Registrei a loucura num vídeo curto.




Corremos para o carro e quando acabamos de nós secar e íamos embora, a nuvem já tinha passado, deixando o céu azul novamente


Chegamos a Inverness cansados e com frio. Nossa hospedagem foi no Holiday Inn Express. Fica um pouquinho distante do centro, num complexo com outros hotéis da mesma categoria.


Depois de um banho quente fomos dar uma volta de carro pelo centro. Vimos o Inverness Castle


De lá tem uma vista linda para um rio, a cidade antiga e mais ao fundo, montanhas nevadas.


Batemos pernas pela cidade e entramos num shopping, onde tomamos um delicioso café numa loja Starbucks. Inverness foi outra cidade que eu imaginava muito menor do que realmente é.

Jantamos num restaurante/pub que fica na frente de nosso hotel. Excelente comida.
O problema foi dormir a noite. O colchão era de molas, numa cama de casal isso é horrível pois quando um se mexe, mexe o outro. Eu que não sofro de insônia, tive muita dificuldade para dormir.

13/4 – De INVERNESS a SKYE

Se a cama de molas foi um ponto negativo nesse hotel, o café da manhã compensou com sobras. Variedade e fartura. Bem alimentados rumamos para o sul buscando o Lago Ness (21,4km).

Com as paradas para fotos, levamos uns 40 minutos nesse trajeto. A "A-82" é uma estrada de mão dupla com boa conservação e vai serpenteando o Lago Ness.


A área de onde sai o barco fica a beira da estrada e é bem sinalizada. Embarcamos no porto usando o serviço da Jacobite tours. Compramos o bilhete na hora e no mesmo local de embarque. O passeio de 1h vai até as ruínas do Urquhart Castle e custa 14 libras por pessoa - adulto

https://www.jacobite.co.uk/





Existe outro passeio com direito a desembarcar nas ruínas do castelo e que demora 2h. Na verdade o mesmo barco que deixa o povo numa viagem, recolhe na outra. As ruínas são tão poucas, o vento gelado é intenso... ainda bem que optamos pelo passeio de 1h.

Saindo dali em direção a ilha de Skye, continuamos serpenteando o lago até Invermoriston, viramos então para direção oeste e passamos por entre montanhas com neve em seus picos.






Paisagens cinematográficas


No alto de uma montanha, paramos para almoçar num restaurante (que também é pousada) charmoso, boa variedade de comida, preços justos e um plus: entre as bandeiras que tremulavam, estava a Brasileira
















Quase chegando em Skye, avistamos o Eilean Donan Castle. Como li num texto em minhas pesquisas prévias. - Provavelmente o castelo mais conhecido por fotos da Escócia, é visto ilustrando matérias sobre a Escócia em vários veículos e também em souvenirs. Localizado numa pequena ilha nas Highlands, de onde você vê a Isle of Skye, num encontro de 3 grandes lagos formados por água do mar, com uma paisagem montanhosa em volta,  o Castelo Eilean Donan certamente é de tirar o fôlego





A atração é paga, não lembro exatamente quanto foi mas, não é caro.





O problema é que o castelo estava em reformas e não tivemos acesso a alguns comodos. Dos que estavam abertos, vimos salão de jantar, quartos e cozinha decorados como se fosse da época.


De qualquer forma, é um dos castelos mais famosos da Escócia e merece ser visitado.




No acesso a Ilha, passamos por uma ponte muito alta e linda.


Chovia muito e nossas fotos não ficaram boas. Essa achei na internet
Eu imaginava Skye do tamanho da Ilha do Governador-RJ mas, ela é imensa! Do acesso até Portree, cidade onde ficamos, são uns 50km. Chovia muito e não pudemos apreciar a vista mas deu para perceber que era linda.

Chegamos perto das 18h. Nossa hospedagem foi um B&B. http://www.creagorybnb.co.uk/
Nossa anfitriã, Helen, muito simpática nos recebeu com licor e os famosos "shortbreads escoceses" que são os nossos biscoitos amanteigados. Em seguida apresentou nosso quarto e deu todas as dicas possíveis e imagináveis para nosso roteiro pela ilha.

Jantamos num restaurante na praça do centrinho de Portree. A cidade é pequena mas acho que é a maior da ilha.








14/4 – SKYE

Começamos o dia com um delicioso café da manhã preparado com carinho pela Helen, dona do B&B. As geléias são feitas por ela.

O roteiro sugerido por ela abrange apenas a parte acima de Portree e para isso rodamos aproximadamente uns 250km.










Boa parte das estradas tem passagem para apenas um carro, apesar de ser mão dupla.











A estrada que "só passa um por vez"














Existem vários pontos mais largos onde um para e espera o outro passar.











Ponte com passagem para apenas um carro por vez






Primeira parada:The Storr



Para ver as tais rochas precisa subir um caminho imenso... andei mais de 10 minutos, subindo, e nada das Storr. Chovia e minhas bochechas estavam congeladas, desisti e voltei... Aquele pontinho branco lá embaixo é um trailer no estacionamento onde deixei o carro. 



Parada para um chá, afinal nesse dia choveu o dia todo e esfriou um bocado. Esse bolinho de banana com amendoim foi servido quentinho... delícia



Próxima parada: Lealt Falls que é uma cachoeira imensa. Tem ainda uma bela praia de areia escura.





E agora Kilt Rock - tem esse nome pois a sequência de rochas vista de longe, lembra uma Kilt (a saia escocesa) - Faz parte do cenário a Mealt Falls - uma imensa e linda cachoeira que deságua no mar.
.




Entre um povoado e outro, as paisagens surpreendentes de fazendas a beira mar.









Bem ao norte da ilha fica o Skye Museum of Island Life. O museu retrata o que foi uma vila de pescadores, naquele lugar tão remoto.




Próxima parada, UIG. Desse pier sai Ferry Boat para as demais ilhas das Hébridas.






Aproveitamos o restaurante/pub na beira do pier para almoçar e assistir o ferry boat partindo. Deu uma vontade de estar lá dentro...








E finalmente fomos conhecer o emblemático Dunvegan Castle



Foi casa do clã dos MacLeod por 8 séculos. Aberto para visitação desde 1933, tem ainda uma vasta a área verde para ser descoberta ao seu redor. Ele fica a beira de uma baía de onde saem barcos para passeios. Há dois tipos de ingresso: mais barato apenas para a área externa e outro que dá acesso ao interior do castelo. Optamos pelo primeiro e ficamos satisfeitos.










Fomos então para o Neist Point. Estava em obras com acesso interditado. Uma pena, não pudemos fotografar o Farol.






15/4 – SKYE E FORT WILLIAN  


A Helen deu dicas de lugares para visitar no caminho para Fort Willian, nosso próximo destino e ainda sugeriu pegarmos o Ferry Boat em Armadale o que proporcionou várias economias e ganhos:
a) Menos tempo, com consequente economia de combustível;
b) O Ferry liga Armadale (Skye) a Mallaig (no continente). A estrada de Mallaig à Fort William emparelha e cruza diversas vezes com a Linha Férrea "The Jacobite", aquele famoso trem do filme do Harry Potter. Esse passeio de trem, além de só funcionar de maio a outubro, custa 34 libras por pessoa (standard). De carro, apreciamos toda a paisagem.  Nosso roteiro de Portree a Fort Willian foi: Broadford-Elgol, Broadford-Armadale, Mallaig-Fort Willian




Saímos de Portree sem chuva e paramos algumas vezes para fotografar as belezas do caminho dessa exuberante ilha.

 





Por sugestão da Helen, fomos pela A87 até Broadford. Ali pegamos a B8083 até a cidade litorânea de ELGOL. São 17 milhas de puro encanto, paisagens de cair o queixo


 
 

 











Em Elgol, tem um pier e o mais pitoresco são as rochas a beira mar


 


Voltamos até a A87 e mais a frente acessamos a A851 que nos levou até o pier de Armadale, onde embarcamos no ferry boat para Mallaig. A travessia para 1 carro e 2 adultos custou 33,80 libras.


Enquanto o carro vai lá embaixo, nós temos a opção de ir confortavelmente no aquecido deck onde uma cafeteria oferece boas opções para aquecer o corpo.
 














De Mallaig, a A830 é para se atravessar sem pressa e com várias paradas para fotos. Observe esse pedacinho da estrada. Embaixo da ponte só tem passagem para 1 carro.

 



















Chegando a Fort William

 

Demos uma volta pelo Centro e encontramos essa estátua num banco




Segundo meus amigos, é uma homenagem ao "Weary Walker" - caminhante cansado (traduzido ao pé da letra) 


                




16/4 – FORT WILLIAN 


Começamos o dia visitando as ruínas do Inverlochy Castle. Estão bem destruídas mas vale a visita pela beleza do entorno (além de ser pertinho é grátis).
 


















Fomos então conhecer a famosa ponte do filme do Harry Potter em Glenfinnan. Fica na estrada que vem de Mallaig por onde passamos ontem mas, não sabia que Glenfinnan era onde tinha a tal ponte (coisa de quem não assistiu nenhum filme da série...)


 

Em seguida fomos conhecer a Nevis Range Mountain Park (10 Km ao norte de Fort William). É um centro de Sky mas que se pode subir de gondola apenas para caminhadas ou tomar um chocolate quente no excelente restaurante lá do alto (com preços da cidade). O ingresso da gondola é 12 libras para adulto. Vale muito a pena, a vista lá de cima é sensacional. Além de pista de sky, oferecem uma trilha para mountain bike.

17/4 - GLENCOE E STIRLING

A estrada de Fort William até Stirling é através de um Parque Nacional. As paisagens são simplesmente deslumbrantes!!!



















Karen e o Alistair, nossos anfitriões em Dufftown enviaram email dando uma dica sensacional: indo pela A82 passando por Glencoe dar uma parada no "Visitor Centre", que fica um pouco depois da cidade. Pena que estávamos com pressa e nos limitamos a clicar umas fotos e visitar a lojinha de souvenirs... é um local lindo para caminhadas.










Até a chegada a Stirling, é paisagem de fazer "ooohhhhh" a cada curva da estrada...



 



Sem sombra de dúvidas, o que vimos nesse trecho não fica devendo nada as paisagens que vi na Nova Zelândia.







Chegando a Stirling a estrada é apaixonante



Em Stirling nos limitamos a visitar a parte externa do Castelo. Ele é imenso, de fora parece ser tão grande quanto o de Edimburgo. Precisava pagar 14,50 libras por pessoa e temos que fazer opções... hehehehe





Assim como o Castelo de Edimburgo, o Castelo de Stirling também fica no alto de uma gigantesca rocha vulcânica, de onde se pode ver dois dos campos de batalha mais importantes historicamente para a Escócia: Stirling Bridge e Bannockbum.



Já passava da hora do almoço. Descemos a rua em frente ao castelo, fotografamos os canhões e vimos um restaurante, o Darnley Coffee House. https://www.facebook.com/DarnleyCoffeeHouse?fref=ts

Incrível, num antigo estábulo hoje tem um restaurante estiloso.


 
Um mural com anúncios do que acontece na cidade. Um mapa mundi para os clientes fixarem um alfinete em sua cidade de origem e um mural com dinheiro dos países dos clientes. Já tinha uma nota de R$2,00. Deixei outra do modelo mais novo, menor.

Acho que esqueci de contar. Os escoceses são viciados em chá (você já sabia) e em sopas!!! Qualquer lojinha por mais simples que seja vende "sopa do dia". Me fartei de comer sopa, adoro!



Nossa viagem continuou em território inglês. Veja a sequência em "INGLATERRA NA PRIMAVERA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página. Se tiver alguma dúvida, responderei assim que possível.