Translate

domingo, 20 de janeiro de 2013

PUERTO VIEJO DE LIMÓN

Foi outra longa viagem de Tortuguero à Puerto Viejo de Limón. O atraso dessa vez ocorreu no transfer entre o barco e o ônibus que demorou a aparecer. Passamos praticamente todo o dia viajando.
Soube com uns costaricences que conheci em Tortuguero que existem dois lugares com o nome de Puerto Viejo o que eu fui era o "De Limón".

PVL fica localizado ao sul da costa leste, onde o "mar do caribe" é de fato mar do caribe!
Conta a história que esse povoado foi destinado aos escravos africanos e principalmente jamaicanos que trabalharam na construção da ferrovia. Eles eram proibidos de circular pelo restante do país. Puerto Viejo tem uma "legislação não escrita" própria. É um pedacinho da Jamaica onde o regaee dita o som e a maconha é tolerada, até nos bares. Saímos uma noite para beber umas cervejas e escolhemos um bar onde o regaee estava nas alturas, mesas de bilhar lotadas e uma "maresia muy fuerte".
Muitas lojinhas e barracas, diariamente abertas, vendendo lembrancinhas. Praias belíssimas. Um passeio imperdível é ao Parque Nacional Cahuita. É um braço de terra avançando sobre o mar onde a fauna e flora estão protegidos. Foi o local que mais vimos bichos em seu habitat natural.
Nosso passeio começou com o transfer em van, pilotado por um argentino que vive lá há mais de 20 anos. Nos deixou na agência de onde fomos a pé até a lancha que nos levou primeiro para mergulhos com snorkel.
Depois nos deixou na Ponta Cahuita e de lá percorremos a pé os 7km até o ponto inicial. Apesar da longa caminhada não dá para perceber o tempo passar. É o mar do caribe de beleza estonteante de um lado e árvores e plantas maravilhosas habitadas por animais lindos e perigosos.





Uma curiosidade, apesar da longa costa tanto do caribe a leste como do pacífico a oeste, na Costa Rica não tem Salva Vidas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página. Se tiver alguma dúvida, responderei assim que possível.