Translate

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Parnaíba e seu Delta - 26/02/11


Ainda em Caburé, eu e Nilda acordamos as 6h e a Pousada continuava vazia. Resolvemos dar uma caminhada pela praia, com a intenção de chegar no encontro do Rio Preguiças com o mar. Andamos quase meia hora e nem sombra do tal encontro. Resolvemos voltar pois a barriga começava a roncar.

Arrumamos as malas e vimos os funcionários chegarem, ainda bem que foram rápidos em preparar o café da manhã.

As 9h nosso motorista e guia, Paulão, veio nos pegar numa Land Rover. Trouxe com ele um morador de Paulino Neves pois esse ia ensinar um novo caminho pelas dunas, perto de P.N.

Saímos pela praia e fomos assim por mais de meia hora. Vimos alguns pescadores, gado e fazendas. Saímos da praia para começar a aventura na travessia das dunas em P.N. É aqui que termina os "Pequenos Lençóis" que começam em Vassouras (lá na beira do Rio Preguiças - ver no post anterior).

Foi realmente uma aventura e tanto... o tal morador tinha "criado" um novo caminho para percorrer as dunas e acho que Paulão só não matou ele, porque seríamos testemunhas... rss. Voltas radicais, travessia de rio com água cobrindo a parte da frente do carro, loucura, loucura!

Na cidade de Paulino Neves, o morador ficou e pegamos a estrada, rumo à Parnaíba.

Segundo Paulão, a distância entre Caburé-MA e Parnaíba-PI é de 190km.

Fizemos uma parada numa belíssima lagoa em Tutóia, onde uma cervejinha matou a sede.

Paulão é um quase sexagenário, de fala mansa mas que não fecha a boca... como tem histórias e estórias para contar! rss

Chegamos em nosso hotel, quase 13h. Almoçamos lá mesmo e em seguida Paulão nos levou à Ilha Grande (é um município vizinho) onde embarcamos na lancha com nosso piloto e guia Riba.

Tadinho, o bicho feio se acha. Aliás, aqui cabe um parênteses, os homens do MA e PI tem um alter ego que não cabe neles. Se eles tivessem 10% da beleza e charme que acham que tem, seriam os mais belos homens do país!

Riba nos levou através dos rios e igarapés que compõem o Delta do Parnaíba, antes, sugeriu que comprassemos bebidas num boteco que empresta o isopor e vende gelo.

De cara iria fazer uma parada numas dunas mas, o almoço ainda tava no gogó, seria impossível fazer qualquer esforço físico. Continuamos então pelos rios e igarapés até as dunas da Praia do Feijão Bravo. Ali desembarcamos e cruzamos as dunas até o mar. Que água quentinha...

Perguntei quantos quilômetros teríamos percorrido no total, ele chutou uns 45km.

A noite, por sugestão do Paulão, fomos na Beira do Rio onde ficam os bares e me deliciei com caranguejos enormes. Foi de lamber os beiços e sujar a blusa toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página. Se tiver alguma dúvida, responderei assim que possível.