Translate

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PERITO MORENO - UM MORENAÇO!!!






















A visita ao Glaciar Perito Moreno com direito a Mini-trekking foi fantástica! Superou as expectativas, mas voltei completamente exausta.



É o glaciar mais famoso do Parque Del Glaciares, apesar de não ser o maior (Upsala é o maior com 800 e alguns quebrados de km2 de extensão).



Um glaciar é formado pela neve que desce das montanhas em direção ao lago, ali se congela e faz paredes imensas. A atividade é contínua, o Morenaço avança 1,20m p/dia mas, também se quebra bastante, soltando "los templanos" (icebergs) pelo lago. Esse é o único glaciar do parque que não diminuiu de tamanho nos últimos 20 anos.



Morenão fica há 74km de El Calafate, numa estrada estreita mas muito bem conservada. Depois que ingressamos no Parque, o ônibus respeita a velocidade de 40km/h o que faz a viagem ser mais longa. (ingresso no parque: 75 pesos. Menores de 16 e maiores de 65 é free).



Chegando lá, pegamos um barco para deslizar pela frente da parede sul do Morenão. Desembarcamos do lado oposto e caminhamos por um bosque até o ponto onde colocamos os "grampones" nos pés para subir ao Glaciar.



É uma caminhada de 1:30h, com subidas e descidas. Domi ficava com receio toda vez que precisava atravessar uma área mais transparente. Não deu outra, numa hora ela quase afunda o pé numa pocinha d'água... rss



Foi cansativo pra kcete mas no final fomos brindados por whisky com gelo retirado da geleira na hora e alfajores.



(Marcelo - pula esse parágrafo). Tô avisando... não lê!!!

Como sou uma pessoa abençoada, meu guia pessoal foi o Diego. Um argentino com aquele rabo de cavalo que tanto aprecio... ai, Dios mio!!! Ele seguia no fim do grupo e coincidentemente eu e Domi sempre ficávamos pra trás (era pra tirar foto, gente, só isso...)

Depois do trekking, retornamos pelo bosque até um refúgio onde lanchamos (cada um leva sua "vianda") e aguardamos até o barco nos pegar. Do outro lado, o ônibus nos leva até as passarelas onde se pode ver toda a majestade do Morenão, de cima.

O espetáculo mais lindo são os pedaços de gelo que se soltam fazendo um estrondo como se fosse um trovão. O Morenão é o glaciar com o maior número de quebras, devido ao fato da parede sul desembocar no Brazo Rico e a parede Norte em outro rio. Nos explicaram que fica uma corrente contínua de água por baixo das paredes.

Acima algumas fotos, tem mais no Picasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página. Se tiver alguma dúvida, responderei assim que possível.